Prefeitura do Recife emitiu nota nesta quarta-feira (06), em resposta a recomendação do Ministério Público Federal – MPPE e Ministério Público de Contas – MPCO, na ação impetrada pelo pré-candidato a vereador do Recife, Rafael Dantas (PDT) pedindo transparência nas contas do prefeito Geraldo Júlio relativas ás ações implementadas por conta do novo coronavírus.
No documento a PCR diz que atua com total transparência nas contratações realizadas para o enfrentamento da Covid-19, na capital.” Uma das primeiras ações do Plano Municipal de Contingência foi estabelecer uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado, para atuar conjuntamente com a Corte do MPCO no acompanhamento das contas”. Afirma ainda que Recife é reiteradamente considerada a capital “mais transparente do Brasil”, diz a nota.
A resposta da PCR é contestada veementemente, por Rafael Dantas, que considerou a mesma, “apenas falácia “ . Ele volta a criticar o comportamento da PCR com relação a falta de transparência – razão pela qual pediu explicações e afirma que no Portal da Transparência da municipalidade nada tem escrito a respeito da visibilidade dos gastos ,com a Covid-19 .
Lembra que o “Prefeito falta com a verdade”. “Ao contrário de outras prefeituras de capitais do Nordeste, como por exemplo, Fortaleza – onde está tudo bem explicado , alinhado nos seus devidos tópicos e de fácil acesso ao cidadão, aqui no Recife, a Prefeitura esconde a verdade. da população”, destaca Rafael Dantas.