Polícia Federal apreendeu no final de semana duas malas com mercadorias sem documentação fiscal no Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Dentro da mala, havia 35 celulares, 200 baterias para os aparelhos e 76 maços de cigarros com doses de nicotina superiores às liberadas pela Agência Nacional de Vgilância Sanitária – Anvisa. Divulgação aconteceu na noite deste domingo (02).
De acordo com a PF, o passageiro dono das duas malas havia chegado em um voo do Aeroporto de Congonhas, (SP) e reside em Natal. Ele não teve o nome nem a idade divulgados. Polícia Federal diz que os maços de cigarros carregados pelo passageiro continham três vezes mais alcatrão (de 50 a 60 miligramas por cigarro), nicotina e monóxido de carbono do que o tabaco utilizado em cigarros comuns. A marca é produzida na Indonésia e sua comercialização no Brasil é proibida.
O valor da carga estimado pela Receita Federal é de aproximadamente R$ 21 mil.. O homem assinou um Termo de Retenção de Bens – e tem 20 dias para apresentar a defesa e comprovação da entrada legal dos bens, sob pena de perder todo o material. Além do pagamento regular dos impostos sobre as mercadorias, ele também pode sofrer sanções fiscais e ser indiciado pelo crime de descaminho, com penas que variam de um a quatro anos de reclusão.