Foto: Polícia Civil/Arquivo
Polícia Civil de Pernambuco – PC, em ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública – MJSP, deflagrou na segunda-feira (08) a Operação Resguardo. De acordo com o órgão, esta foi a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher, do País.
Ainda segundo a PC, as investigações tiveram início no mês de janeiro com a apuração de denúncias, instauração de inquéritos, levantamento de mandados de prisão e cumprimento de mandados judiciais. Ao todo, foram instaurados 3.922 inquéritos onde 2.646 concluídos e 1.495 Termos Circunstanciados de Ocorrência foram lavrados. Na Operação 1.192 denúncias foram apuradas, com 14.994 vítimas atendidas.
O órgão também informou que 91 mandados de prisões foram realizados, com 34 mandados de busca e apreensão realizados, além de 3.813 medidas protetivas expedidas. A Polícia também comunicou que 922 pessoas foram presas na Operação e 146 armas apreendidas.
Em Pernambuco, a ação aconteceu em 184 municípios e contou com um efetivos de 2.356 policiais civis que atuaram na busca de suspeitos de ameaças, tentativas de feminicídio, lesão corporal, descumprimentos de medidas protetivas, estupro, importunação, entre outros crimes.