Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) está cumprindo, na manhã desta terça-feira (21), 14 mandados de busca e apreensão domiciliar, sete mandados de suspensão do exercício de função pública, um mandado de suspensão temporária de participação de licitações e o sequestro de bens imóveis e valores, todos expedidos pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A Operação Locatário acontece nas cidades: Recife, Paulista e Olinda, na Região Metropolitana,, bem como nos municípios de Surubim e Sairé, no Agreste do Estado.
A operação tem como alvos empresários e agentes públicos envolvidos com a prática de peculato, lavagem de dinheiro, dispensa de licitação indevida, uso de documento falso e associação criminosa. Esta é a 27ª Operação de Repressão Qualificada do ano. As investigações começaram neste mês de julho, comandadas pelo delegado Diego Pinheiro, da 2° Divisão Especializada de Repressão à Corrupção – Deccor da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado – Dracco.
Na execução, estão sendo empregados 55 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. A ação está sendo coordenada pela Diretoria Integrada Especializada – Diresp da Polícia Civil de Pernambuco e supervisionada pela Chefia de Polícia. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – Dintel e pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro.