Apesar de ser considerada uma ferramenta extremamente necessária, principalmente neste momento de pandemia, o acesso à internet não é uma realidade de todos. Para minimizar a situação, o Porto Digital lança o projeto Pilar Conectado, para beneficiar cerca de 300 famílias da Comunidade do Pilar, no Centro do Recife. Com a iniciativa, moradores da área poderão utilizar a internet de forma inteiramente gratuita.
De acordo com o Porto Digital, o projeto será desenvolvido em quatro etapas: A primeira – que já foi concluída – instalou os equipamentos que fornecem a conexão para os moradores. No total, 13 pontos de acesso foram inseridos na localidade podendo ter novas instalações em caso de aumento da demanda. Na segunda fase – que está em andamento, haverá a divulgação do projeto na comunidade. A última etapa será voltada para as pesquisas de aprofundamento. No último momento do projeto, o objetivo é implantar de cursos de capacitação e qualificação empreendedora.
“Temos uma preocupação muito grande com a comunidade do Pilar porque ela está inserida no Porto Digital. Fizemos as entregas das cestas básicas na comunidade e foi um retrato. Hoje a gente sabe exatamente quem são as pessoas, as famílias e a situação social deles”, explicou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. Segundo o levantamento feito pelo parque tecnológico, foram contabilizados 600 celulares e 100 laptops em utilização, além das 300 famílias que foram atendidas. Ao todo, 875 foram beneficiadas.
As pessoas que vivem em barracos no entorno da comunidade e próximos à Igreja do Pilar também serão atendidas pelo projeto. “Como podemos ver não é uma comunidade tão grande do ponto de vista populacional, mas apresenta um dado muito triste e muito importante: é a comunidade com mais baixo índice de desenvolvimento humano da cidade – IDH ”, esclareceu Pierre. Para Fred Arruda, CEO do Cesar School, a expectativa é que o projeto se torne permanente.
“A nossa expectativa é que possamos transformar o programa em algo permanente. Vamos conseguir empresas que dêem longevidade se nós trouxermos conteúdo. Espero que a gente possa priorizar um programa educacional e atingir as gerações mais maduras e mais novas”, comunicou. De acordo com Julio Gil, representante do Elcoma Vagalume, empresa parceira do projeto, o investimento fixo foi de R$ 150 mil e deve aumentar com a adição do custo de operação, que ainda não foi definido.