Quatro estudantes da Escola Municipal Dom João Crisóstomo, no Bairro do Monte, em Olinda, Wallas Flávio Caetano de Melo e Sophya Rafaela Santos da Silva, acompanhados da professora Conceição de Maria Saraiva Brito Santana e da diretora Ana Paula Ramos Severo embarcaram nesta sexta-feira (17) para São Paulo, onde participam de competição de robótica.
Já da Escola Brites de Albuquerque, no Bairro Novo, participam Victor Neves Alexandre Faustino da Silva e Lorenzo Luiz Telles da Nascimento, junto ao professor Ivanilson Santos da Silva e à diretora Ana Celi Bezerra Silva de Amorim .Na capital paulista, eles vão representar a cidade patrimônio, na etapa nacional da First Lego League (FLL), categoria Explorer.
A prefeita de Olinda Mirella Almeida (PSD) fez questão de cumprimentar as crianças antes da viagem e se reuniu com a equipe, na tarde de quinta-feira (16), na sede da Secretaria Municipal de Educação, para desejar boa sorte e cumprimentar os alunos pela classificação, na etapa da competição. Os estudantes se apresentam para disputas, neste sábado (18) no Colégio Colégio Santo Ivo, na Praça Dr. José Getúlio de Lima, 26, na Vila Bela Aliança, em São Paulo/SP .
Das 15 equipes montadas para a Temporada Submerge, que propõe reflexões e soluções criativas sobre o uso de tecnologias voltadas à preservação da vida marinha foram, convidadas para a seletiva nacional as equipes Defensoras do Oceano (Cuidando do Litoral), da EMTI Dom João Crisóstomo, e Subaquática (A Vida Marinha e o Uso da Tecnologia para a Sua Proteção), da Dona Brites de Albuquerque.

A equipe Subaquática, de acordo com a gestora Ana Celi Bezerra Silva de Amorim, desenvolveu um projeto de pesquisa sobre o tema e se destacou entre as participantes, conquistando o Team Model Award, reconhecimento que avalia colaboração, criatividade e inovação.
A chefe da Divisão de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação de Olinda, Noeme Araújo, explicou que a First Lego League (FLL) é um programa que estimula o aprendizado de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (STEAM) por meio da robótica e da metodologia mão na massa. O secretário de Educação de Olinda, Odin Neves, destacou que a participação dos estudantes “demonstra o potencial das escolas públicas municipais na promoção da educação científica e do protagonismo juvenil”.
FIRST LEGO LEAD
First Lego League (FLL) é um programa internacional sem fins lucrativos voltado para jovens de 9 a 15 anos, criado em 1989. A competição desafia estudantes de todo o mundo a resolver problemas reais por meio da construção e programação de robôs com peças LEGO.
Mais do que uma disputa técnica, o FLL promove o trabalho em equipe, o raciocínio lógico e a inovação, estimulando o interesse pela ciência e tecnologia de forma prática e divertida.
Depois das etapas municipais, regionais e nacionais, os melhores projetos seguem para a etapa mundial, que este ano será realizada na China.
Fotos: Arquimedes Santos




