PREFEITO JOÃO CAMPOS REAFIRMA QUE ILUMINAÇÃO DO RECIFE SERÁ 100% EM LED

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), reforçou, nessa terça-feira (12), o compromisso de garantir 100% da iluminação pública da Cidade em LED, mais eficiente, econômica e sustentável. Realizado pela Prefeitura do Recife (PCR), o programa Ilumina Recife chegou na Macaxeira, na Zona Norte da Cidade. No local, João Campos acompanhou as intervenções em três ruas do bairro.

O programa que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, da infraestrutura urbana e prevenção da violência na cidade já contempla mais de 84 mil pontos do total de 98.578 existentes, o que representa 85% da iluminação da cidade em LED.

“A gente está aqui no Alto do Buriti estamos vistoriando a troca da iluminação por luz de LED. Com isso, além da economia de energia, ilumina muito mais e tem uma durabilidade enorme. Vocês acompanharam e viram nosso compromisso de chegar a 100% da cidade iluminada com LED. Com isso a gente garante a segurança e o bem estar. Pude agora conversar com as pessoas e ver a diferença que é ter uma rua bem iluminada, uma rua segura. O que a gente está vendo aqui, a gente vai levar a 100% da cidade, e vamos iluminar todas as escadarias do Recife também”, disse o prefeito.

As vias do Bairro da Macaxeira que foram beneficiadas nesta terça-feira foram rua José Carlos Novais da Mata Machado, com 16 pontos substituídos; a rua Sonia Maria Lopes Moraes, com 35 pontos; e a rua Manoel Lisboa de Moura, com 29 pontos.

LED
A tecnologia, LED representa inúmeras vantagens em relação à de vapor de sódio, tais como a redução no consumo de energia elétrica de pelo menos 12,5%, podendo alcançar até 50,73% nas substituições de luminárias de maior potência, maior resistência e proteção da luminária contra a penetração de partículas sólidas e líquidas, garantindo maior resistência dos efeitos das intempéries; e maior índice de reprodução de cores, o que significa dar mais visibilidade dos objetos na via.

Além disso, os novos equipamentos em LED são 214,81% mais eficiente do que as luminárias vapor de sódio existentes; e
permite que ao final de 50 mil horas de utilização ainda seja garantido pelo menos 70% do fluxo luminoso, inicial projetado.

“Cerca de 84 mil pontos já foram instalados na cidade como um todo, isso traz um benefício enorme em relação à redução de energia, ao consumo e consequentemente a redução de custos da conta de luz. Além disso, tem o benefício da redução dos casos de efeito estufa que afeta diretamente o meio ambiente. Isso faz com que as pessoas vivam mais o espaço público no período noturno”, explicou a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *