Prefeitura do Recife vem se empenhando na desinfecção de cerca de 500 locais de grande fluxo de pessoas, como forma de ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus. O Recife foi a primeira capital do Nordeste a utilizar a sanitização, em lugares públicos. O processo consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas.
Para marcar os 10 mil procedimentos de sanitização já realizados na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife aplicou na manhã deste sábado (18), a técnica no combate à Covid-19 reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),no Restaurante Popular Josué de Castro, no Bairro de São José e também na unidade número 2.
Além dos dois restaurantes, também foram sanitizados neste sábado os demais equipamentos que fazem parte da rede de Assistência Social do município, como: o abrigo noturno para população em situação de rua; os Centros de Referência – Cras; os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – Creas; além dos Centros Especializados para População em Situação de Rua – Centro POP e as casas de Acolhimento Institucional gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife.
A Secretaria de Saúde começou a utilizar a técnica de sanitização no último dia 28 de março. O calendário das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, em regime de plantão. Por dia, cerca de 10 mil litros da solução desinfetante com ação viricida de alto nível são utilizados.