PREFEITURA CELEBRA DIA DA ÁRVORE COM PLANTIO SIMBÓLICO DE ESPÉCIES

  Para celebrar o Dia da Árvore, comemorado nesta segunda-feira (21), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promoveu um plantio simbólico de seis mudas das espécies sibipiruna e pau-ferro no Bairro do Ipsep.

  A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre  os principais benefícios das árvores, que vão desde a preservação da biodiversidade até a conservação da umidade e a diminuição da poluição sonora na cidade. A capital pernambucana tem recebido importantes ações realizadas pela Prefeitura para promover um ambiente mais verde e saudável para os cidadãos.

 Nos últimos sete anos, a gestão plantou mais de 56 mil árvores em diversos pontos da cidade –  grande parte dessa vegetação composta por mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, seguindo as recomendações do Manual de Arborização.  Além disso, outras iniciativas também estão sendo feitas para expansão da arborização da área urbana do Recife, a exemplo do Programa Bora Plantar? –  que já espalhou mais de 11 mil árvores pelas ruas e avenidas da capital, atendendo aos chamados dos moradores através do telefone 156. Outra ação de destaque, realizada em 2019, foi a Maratona Verde do Recife que, em uma semana, plantou 10 mil árvores envolvendo todos os setores da sociedade.

  O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves Filho, destaca a importância da arborização para o Recife. Essa ação é para reforçar os benefícios do plantio de árvores. A arborização urbana é uma estratégia para gerar conforto térmico e resiliência climática no futuro e, consequentemente, garantir uma melhora na qualidade de vida da população.  Com o plantio das árvores, asseguramos a preservação da biodiversidade, promovemos melhorias no microclima, reduzimos a poluição atmosférica e acústica, no solo e fauna”, explicou José Neves Filho.

  Estima-se que a capital pernambucana tenha  261.313 mil árvores espalhadas pelos logradouros urbanos. O plantio segue um protocolo com regras estabelecidas pelo Manual de Arborização Urbana desenvolvido pela Prefeitura do Recife em 2013 e disponível gratuitamente pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade no link https://bit.ly/2RzhMeC. O

planejamento considera espécies que se adaptem às características dos passeios públicos, isto é, não tenham frutos, folhas ou flores que escorregam ou raízes pouco profundas, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *