Prefeito de Itamaracá, Mosar Tato, assinou decreto nesta quarta-feira (27), restringindo o acesso de pessoas, a partir da Ponte Getúlio Vargas, com destino a Ilha de Itamaracá, ou pelos pontos de desembarque fluvial, para quem não comprove domicílio ou vínculo empregatício na ilha. Os que pretendem adentrar a pé também serão fiscalizados.
Fica, portanto proibido o acesso de veículos terrestres (de transporte de turistas, de transporte complementar, kombis, vans, táxi e transporte por aplicativo) ou aquáticos (lanchas, barcos, canoas e similares), que não comprovem a residência ou serviço.
Secretaria de Políticas Sociais do município está identificação e adesivando táxis, kombis, veículos de aplicativo que já circulam no município, para que os condutores exerçam suas atividades, desde que as pessoas conduzidas estejam portando documento que comprovem vínculo de residência ou de trabalho na Ilha.
Secretaria de Saúde está fazendo aferição de temperatura e desinfecção dos veículos de passeio e no transporte público. Mesmo estando entre os três primeiros municípios do ranking do Ministério Público de Pernambuco de Isolamento social, Itamaracá tem suas particularidades dentre elas as unidades prisionais. Com o apoio do Governo do Estado, através da Polícia Militar, o controle de entrada e saída está sendo feito no posto do BPRv, na Ponte, de acesso a Ilha, em ação conjunta com a Guarda Municipal