PREFEITURA DE OLINDA LEVA SAÚDE NOS TERREIROS AO BAIRRO DE CAIXA D`ÁGUA, COM ATENDIMENTO MÉDICO E OUTROS SERVIÇOS

Prefeitura de Olinda realizou, nesta terça-feira (30), mais uma edição do Programa Saúde nos Terreiros, levando consultas médicas, vacinação e serviços sociais ao Terreiro Ilê Asé Omin Osun Ninintumbá, da Yalorixá, Fernanda de Oxum, em Caixa D’Água. A iniciativa acontece semanalmente e tem como objetivo, aproximar os cuidados em saúde dos espaços de referência cultural e religiosa da cidade.

De acordo com coordenadora de Atenção Integral à Saúde da População Negra, Cármem Cavalcanti, cerca de 50 terreiros já receberam o programa este ano. “Além de ofertar atendimento, usamos o terreiro como espaço de cuidado e promoção da saúde, fortalecendo vínculos com a comunidade e ajudando a quebrar o racismo institucional e religioso. O projeto já foi reconhecido em premiações nacionais e estaduais, o que reforça sua relevância”, destacou.

A anfitriã da edição, Mãe Fernanda de Oxum, ressaltou o impacto positivo da ação. “O terreiro de candomblé é saúde, é cultura, é cuidado. Para nós é muito importante receber a Prefeitura. Aqui a gente mostra que o terreiro é espaço de vida, de acolhimento e de aprendizado”, afirmou.

Moradores que participaram também destacaram os benefícios. Arminda Maria, de 47 anos, aproveitou a oportunidade para se consultar. “Às vezes não consigo ir ao posto porque estou trabalhando. Portanto, essa ação veio na hora certa, gostei muito”, celebrou. José Cirilo Neto, de 30 anos, reforçou a diversidade de serviços ofertados.

“Aqui está dando possibilidade de medir pressão, verificar diabetes, fazer consulta com nutricionista e até ter acesso a métodos de prevenção. Isso aproxima a comunidade da saúde pública e mostra que o serviço está disponível de verdade”. O Saúde nos Terreiros reafirma o compromisso de Olinda, em integrar políticas públicas de saúde com respeito à diversidade cultural e religiosa, aproximando o cuidado das pessoas que mais precisam.

Foto: Adige Silva/Secom Olinda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *