PREFEITURA DO RECIFE ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DE NATAL E RÈVEILLON SEM QUEIMA DE FOGOS

Recife terá seus festejos de Natal e Ano Novo adaptado a nova realidade do momento epidêmico de Covid-19. Nesta sexta-feira(11), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer quebrou a expectativa em torno do assunto e anunciou que a programação será adaptada ao contexto com outras formas de celebração. A tradicional queima de fogos não vai acontecer.

A partir da próxima semana, a cidade estará decorada para a celebração. As luzes e cores da decoração de Natal estarão no Cais da Alfândega e na avenida Rio Branco, com decoração toda suspensa e projeções de símbolos natalinos nas fachadas e árvores, convidando à contemplação à distância, para evitar aglomerações.

A árvore de Natal ficará no Cais da Alfândega, com imagens de Jesus Cristo em destaque em cada uma das quatro faces. Já a chegada de 2021 será celebrada de forma diferente. Em vez dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus. 

No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. Para embalar o espetáculo de luzes, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada a meia-noite, na frequência 101.5 FM.

O Ciclo Natalino deste ano será marcado por espetáculos artísticos realizados no Teatro do Parque, nos dias 19 e 20, fechados ao público, por questões de segurança sanitária, mas com transmissão pela internet. Também nos dias 19, 20 e no feriado natalino de 25 de dezembro, as tradicionais freviocas ganham as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, com a versão denominada, “Nataliocas”.

As Nataliocas irão semear alegria e celebrar as tradições da cultura popular referentes ao período, com a apresentação de pastoris. “Sabemos que este foi um ano muito desafiador, mas queremos levar amor e alegria à casa das pessoas. Por isso, vamos promover música, luzes e alegria em diversos dias e formas. As pessoas vão poder acompanhar a celebração de Natal da janela de casa, pela internet, televisão e pelo rádio”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

“Vamos ter que nos adaptar às novas regras impostas pela pandemia. O Natal vai chegar na casa das pessoas. Vamos usar os recursos da tecnologia da informação. No Teatro do Parque, vamos ter apresentações com transmissão pela internet. Nossas Nataliocas vão circular. As pessoas poderão ficar em casa e curtir a programação completa que a Prefeitura está fazendo”, detalhou Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Também irão acontecer de forma remota os tradicionais espetáculos:   Baile do Menino Deus e o Natal Para Sempre. O primeiro acontece de 23 a 26 de dezembro, com transmissão nas plataformas digitais e pela TV Globo, no dia 26 às 14h. O segundo será às 12h, do dia 25 (Dia de Natal), com transmissão pela TV Jornal.

DECORAÇÃO

Com o tema Natal da Solidariedade, a decoração deste ano irá colorir e desenhar as árvores e postes da avenida Rio Branco e do Cais da Alfândega. Nas duas vias, projeções luminosas levarão os símbolos natalinos para fachadas e copas das árvores. Contexto irá imprimir a magia do Natal sobre a malha urbana e a rotina da cidade, para lembrar da urgência dos sentimentos evocados pela festa como a solidariedade e a esperança.

Como nos anos anteriores, a árvore de Natal ficará no Cais da Alfândega, a partir do dia 20, com quatro faces, unidas por esferas luminosas. Em cada face, a imagem de um Jesus Cristo ajoelhado, mãos em prece, se projetará para fora da estrutura, para chegar mais perto dos recifenses, em sintonia com os pedidos de renovação de esperanças, fé e da chegada de tempos mais amorosos e compassivos.

Tubos de Snow Led vão adornar a árvore, criando a sensação de uma chuva de luzes caindo do céu. A árvore terá estrutura metálica. As figuras que ilustram a famosa cena do nascimento de Cristo serão feitas em policarbonato. O projeto de decoração é assinado, pelo sexto ano consecutivo, pelas arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

BAILE DO MENINO DEUS

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença e dirigido por Ronaldo Correia de Brito – que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos – contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente.

Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição. A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro no: www.youtube.com/bailedomeninodeus ou através do site: www.bailedomeninodeus.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *