PREFEITURA PROÍBE FOGUEIRAS E FOGOS DE ARTIFÍCIOS NO SÃO JOÃO DO RECIFE

As tradicionais fogueiras que clareiam e aquecem as frias noites de festejos aos santos juninos, não farão parte do São João dos recifenses, este ano.  Os fogos de artifícios também estão proibidos. Segundo informações repassadas pela  Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano  do Recife – Semoc, nesta sexta-feira (05), não  será  autorizado  instalação das 44 barracas que vendem esses artigos, por causa da pandemia do novo coronavírus.

  Secretaria diz que,  a razão principal  para a  proibição é a pandemia da Covid-19, que afeta justamente o sistema respiratório-pulmonar. Ainda de acordo com a Prefeitura, os doentes podem ser ainda mais prejudicados pela fumaça produzida pelas bombas e fogueiras. Os dois normalmente são usados nas festas.  Atualmente, porém, aglomerações superiores a dez pessoas são proibidas em todo o Estado, para tentar evitar a disseminação da doença.

   De acordo com a nota, além dos pacientes da Covid-19, fogos e fogueiras podem causar “desconforto físico e emocional à crianças muito pequenas, idosos e portadores de condições especiais, como,  autismo, além de estressar animais domésticos”.

  A fiscalização das medidas  será feita pelas equipes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, com apoio do Procon-Recife, que já têm realizado diariamente o ordenamento e controle comercial para cumprimento dos decretos estaduais e municipais de combate à Covid-19. A PCR afirma também, que os comerciantes cadastrados para vender os produtos, vão receber  apoio e cestas básicas da gestão municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *