Foliões que querem desenvolver a criatividade e elaborar os looks e makes para o Carnaval, começa nesta segunda-feira (24) a partir das 13h, uma oficina de “Maquiagem e Tranças”, no salão de eventos P3 do Serviço Nacional do Comércio -Senac Recife.
O evento será conduzido pelas mediadoras Manuela Reis, especialista em cabelos com curvaturas e instrutora de Imagem Pessoal no Senac Pernambuco, e Tatiane Clementino, especialista em maquiagem social e instrutora de beleza. Para participar, basta levar 1kg de alimento. É possível se inscrever por meio do link https://www6.pe.senac.br/evento/inscricao/detalheEvento.php?idEvento=6408
Após o período de folia, aqueles que ainda desejarem conhecer novas técnicas e aprofundar os conhecimentos no assunto podem se inscrever nos cursos de Maquiagem do Senac Recife. Atualmente, a instituição está com inscrições abertas para duas capacitações na área: Básico de Maquiagem e Maquiador, com turmas que se iniciam nos dias 10 e 17 de março, respectivamente. Para obter mais informações, os interessados podem acessar o link www.pe.senac.br/cursos-2/.
A folia de momo sempre promete explosão de cores, brilho e ousadia e para quem gosta de aproveitar os blocos e festas, as tendências de maquiagem deste ano trazem pedrarias, efeito esfumado e iluminado e tons pasteis.

MAQUIAGEM DE CARNAVAL
Maquiadora do Salão Empresa Pedagógica do Senac Recife, Thais Barbosa, explica que os acessórios estão em alta, principalmente as pedrarias, que podem ser usadas em figurinos e no próprio rosto, com o auxílio de colas específicas para a pele.
A profissional lista ainda a maquiagem Glam (ou glamurosa) como uma forte tendência para este ano. Essa opção é feita com bastante brilho, glitter e valoriza a sofisticação. “É uma maquiagem inspirada em divas da música e que tem o objetivo de realçar a beleza de quem usa. A pele deve ser bastante iluminada, com brilho focado”.
Outra dica é abusar do efeito esfumado e iluminado. Aqui, o principal foco é suavizar as marcas e linhas da maquiagem. Dessa forma, é possível produzir um degradê de cores, quando a cor mais intensa vai ficando mais suave ao longo da pálpebra até não se saber onde começa ou termina o tom da sombra. “Esse processo é feito com um pincel e com movimentos leves e específicos”.
Para finalizar, Thais explica que o estilo “fairycore”, que remete à contos de fadas, também está ganhando adeptos na folia e, por causa disso, os tons pasteis, como roxo, verde e lilás serão bastante utilizados. “Esse estilo traz um visual mais delicado, com sombras cintilantes e acabamento brilhante. Assim, temos uma pele fresca em que podem ser aplicados detalhes como pérolas, por exemplo”.
Fotos – Divulgação




