Por iniciativa dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Eduardo Moura (Novo), a Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (30) uma reunião solene para comemorar a primeira década do Partido Novo como uma legenda política registrada oficialmente. O evento, realizado no plenário da Casa de José Mariano, reuniu políticos e correligionários da sigla.
O vereador Felipe Alecrim conduziu a solenidade. Alinhado ao espectro político da direita, o Partido Novo foi fundado em 2011, mas apenas em 2015 obteve a aprovação de seu registro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em setembro de 2015. Atualmente, a legenda é presidida no âmbito nacional pelo político e empresário Eduardo Ribeiro. Em Pernambuco, a presidência é do político e advogado Tecio Teles.
Na tribuna do plenário, o vereador Eduardo Moura discursou em homenagem ao Novo, associando o partido a “uma política de responsabilidade, transparência e eficiência”. Segundo o parlamentar, a legenda acredita em uma visão de “estado a serviço da população”, com “menos burocracia, mais liberdade para quem quer trabalhar e empreender”.
“Em câmaras municipais, em assembleias legislativas, no Congresso, o Novo tem se posicionado assim: com valores, com coerência. Aqui, não se troca confiança, voto, por qualquer favor. Aqui, se trata a confiança das pessoas como a coisa mais importante”, disse.
Eduardo Moura também exibiu um vídeo sobre a atuação da bancada do Novo na Câmara do Recife e fez um balanço dos primeiro meses na atual legislatura. “Em oito meses de trabalho, vamos completar agora a marca de 1,5 mil proposições”, informou. “Por isso, chegamos aqui às 7h, 8h da manhã, e às vezes saímos daqui às 10h da noite, porque o Partido Novo honra o dinheiro do contribuinte, honra a confiança das pessoas”.
Na tribuna, Tecio Teles agradeceu a afiliados e apoiadores e frisou as posições ideológicas do Partido Novo. De acordo com ele, o Novo busca expandir suas fileiras sem abdicar de seus princípios fundadores. “Hoje, o Novo tem várias prefeituras no país inteiro. Prefeituras de 5, de 6 mil habitantes, e governando o segundo maior Estado do país. A gente tem mais 300 vereadores em todo o País. Foi, estatisticamente, em 2024, o partido que mais cresceu no Brasil”, comemorou.
Além dos vereadores e de Tecio Teles, a mesa de honra do evento foi composta pelo diretor-executivo do Diretório Nacional do Novo, que também discursou na tribuna da Casa. Participaram da mesa, ainda, a prefeita de Bezerros (PE), Lucielle Laurentino (UNIÃO), o empresário e membro do Partido Novo, Jorge Petribu e o deputado estadual Renato Antunes (PL).
Foto – Divulgação/Câmara do Recife




