O presidente do diretório do PDT no Recife, Túlio Gadêlha, anunciou em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (11), a retirada da sua pré-candidatura a prefeito do Recife, em nome da aliança nacional com o PSB. Na ocasião, o pedetista oficializou a indicação do nome do enfermeiro Rodrigo Patriota para ocupar a vice do pré-candidato João Campos (PSB).
Segundo a Folha de Pernambuco, o Parlamentar afirmou que a decisão foi democrática e não há possibilidade de indicação de outro quadro. A escolha vem causando rumores nos bastidores por críticas externadas por Patriota ao PSB nas redes sociais.
Apesar do anúncio da aliança, o discurso de Túlio Gadêlha foi marcado por alfinetadas ao PSB e ele chegou a admitir o desconforto em compor a Frente Popular. O dirigente fez questão de destacar que somente retirou seu projeto majoritário em nome da aliança nacional com os socialistas. Segundo ele, a sigla aliada teria ameaçado retirar o apoio ao PDT em 40
municípios e o comando nacional pedetista fez um pedido para não dificultar a unidade nacional.
Crítico do PSB, Túlio Gadêlha disse que, encaminhará um documento com compromissos programáticos para o pré-candidato João Campos assinar. A avaliação do deputado é de que o PSB precisa fazer uma autocrítica e que o PDT está “dando uma oportunidade ao PSB”.