Universidade Federal de Pernambuco – UFPE retoma aulas nos cursos de graduação do chamado Calendário Acadêmico Suplementar (semestre extra) no dia 17 de agosto. Porém, não será a retomada do primeiro semestre letivo, que continua suspenso desde 16 de março por causa da pandemia e com previsão de retorno somente em 2021.
As disciplinas serão ministradas em plataforma remota. A matrícula dos alunos é facultativa e os professores também têm autonomia para participar ou não. As regras desse novo semestre foram aprovadas nesta sexta-feira (10) pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – Cepe, numa reunião online que começou às 8h e acabou por volta das 14h30.
As aulas presenciais na UFPE estão suspensas desde 16 de março. A previsão é que só voltem em 2021. “Não vamos retomar o semestre letivo de 2020.1 porque isso pressupõe que todos, alunos e docentes, teriam de participar, não seria facultativo. E o estudante que não participasse poderia ser prejudicado academicamente”, explica a pró-reitora de graduação, Magna do Carmo.
A universidade está se organizando para ofertar internet e equipamentos para os alunos que não dispõem de acesso à tecnologia. No entendimento da atual gestão, somente quando todos tiverem condições de acompanhar as aulas remotas é que será possível recomeçar o primeiro semestre de 2020, provavelmente no modelo híbrido (aulas presenciais e remotas).
Quanto ao Calendário Acadêmico Suplementar, as coordenações das graduações terão liberdade para propor as disciplinas, desde que não haja atividades presenciais nem aulas de campo.