Um parceria firmada em 2015 entre o Grupo Tiradentes – um dos maiores grupos estudantis do Nordeste, presente em cinco estados da região – e a University Massachussets Boston, dos EUA tem aberto portas no exterior e conhecimento a alunos de Pernambuco. São palestras, cursos, aulas e programas disponibilizados a alunos, docentes e colaboradores do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), no Recife, e da Faculdade Tiradentes (Fits), em Piedade.
Além da troca de experiências com especialistas e estudantes de outros países, os alunos da instituição, no Estado também buscam conteúdo voltado para: pesquisas, desenvolvimento de protótipos ou até mesmo para embasar seus trabalhos de conclusão de cursos e conhecimentos para atividades de extensão e atendimento à comunidade.
TROCA DE INFORMAÇÕES
Todo o conteúdo é viabilizado por meio do Instituto Tiradentes, que está completando três anos e tem como finalidade, desenvolver pesquisas, incentivar e planejar intercâmbio, além de gerar a mobilidade estudantil com experiência internacional e multicultural sem, muitas vezes, precisar sair daqui do Estado.
“Nós temos alunos de instituições de ensino do grupo, de outros países, que já vieram para cá e daqui que foram estudar fora ou estão tendo aulas, por exemplo, a distância, remotamente”, explica a coordenadora de Relações Internacionais da Unit-PE, Renata Costa
Ela destaca que, que são conteúdos complementares aos que os alunos já recebem nas suas unidades de ensino de origem. “Além do conteúdo técnico, os estudante também aprendem nova língua e aspectos culturais”, adianta. Além da Região Metropolitana do Recife, as duas instituições de ensino também recebem estudantes vindos do interior e ainda de outros Estados, interessados em ingressar no ensino superior ou realizar especializações.
PARCEIROS INTERNACIONAIS
Segundo Renata Costa, essas ações ganham reforço com parceiros de renome internacional como: o MIT Brazil, o Cambridge Health Alliance, a Lesley University, o Consulado do Brasil em Boston, entre outros, cumprindo sua missão de expandir horizontes. “A intenção é oferecer aos estudantes vivências internacionais motivadoras e formadoras de profissionais qualificados e capacitados para enfrentar os desafios do mundo globalizado”, ressalta.