Marcada para acontecer em Chengdu, na China, a Universíade de 2021 foi adiada para 2022, por conta da pandemia do novo coronavírus. A abertura dos jogos estava prevista para o dia 18 de agosto, logo após o encerramento da Olimpíada de Tóquio. Segundo a Federação Internacional de Esportes Universitários – Fisu, a decisão foi tomada para proteger os envolvidos na competição.
O Comitê Executivo do evento crê em melhoria na situação da saúde pública no próximo ano. Apesar de a pandemia ter apresentado números baixos, na China nos últimos meses, a fronteira do país segue praticamente fechada. Outro fator importante para o adiamento da Universíade é o fato dos alunos terem sofrido para treinar, devido aos longos fechamentos de campi universitários e instalações esportivas.
Uma nova data para os jogos ainda não foi definida. Porém, com o adiamento, a Universíada deverá ocorrer pela primeira vez em anos consecutivos. Isso porque, a edição de 2023 está programada para acontecer em Ecaterimburgo, na Rússia.
Apesar da pandemia ter apresentado números baixos na China nos últimos meses, a fronteira do país segue praticamente fechada. Outro fator importante para o adiamento da Universíade é o fato de os alunos terem sofrido para treinar, devido aos longos fechamentos de campi universitários e instalações esportivas.
Fonte: Folha PE