Vice-governadora de Pernambuco Priscila Krause (Cidadania) coordenou, nesta sexta-feira (01), a primeira reunião deste ano da Comissão do Bicentenário da Confederação do Equador.
O colegiado está organizando as comemorações dos 200 anos do movimento, que ficou nacionalmente conhecido pelo caráter libertário e republicano de suas pautas. A confederação eclodiu em Pernambuco no ano 1824 e ganhou força em outros estados do Nordeste.
O encontro de hoje serviu para alinhar o planejamento das atividades do grupo. “Estamos definindo um calendário de atividades que vão desde o lançamento oficial das comemorações do bicentenário até ações como concursos de redação, eventos científicos e culturais”, destacou a Vice-governadora.
“A comemoração dos 200 anos da Confederação do Equador, movimento que marca nossa identidade política dentro do país, será realizada de forma aberta e participativa. Vamos ganhar as ruas e, ao mesmo tempo, entrar no debate da academia”, completou Priscila Krause.
As comemorações oficiais do bicentenário da Confederação do Equador começam no dia 2 de julho deste ano. O movimento pernambucano foi uma espécie de continuidade da Revolução de 1817 e defendia o fim da monarquia e a instalação da república no país.

Entre suas principais lideranças, estava Joaquim do Amor Divino – o Frei Caneca, que foi executado no Recife pelo Governo Imperial por participar do movimento.
Além da vice-governadora Priscila Krause, que coordena a comissão, participaram da reunião representantes de diversos órgãos do governo e de instituições científicas e culturais de Pernambuco, dentre eles : Teresa Duere (vice-governadoria); Igor Cadena (Casa Civil); Marcus Paulo (Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência); Fernando Holanda e João Sales (Secretaria de Assessoria Especial).
Também marcaram presença, Márcia Silva (Secretaria de Educação e Esportes); Renata Borba e Rinaldo Carvalho (Fundarpe); Marcelo Casseb (Procuradoria Geral do Estado); Ana Paula Jardim e Marcela Moreira (Secretaria de Cultura); João Baltar Freire (Cepe); Margarida Cantarelli (IAHGP) e George Cabral (Academia Pernambucana de Letras).
Ainda integraram a pauta: Marcos Cabral (Grande Oriente do Brasil); Manoel Medeiros (Secretaria de Comunicação); Alexandre Guedes e Cristhiane Raposo (TJPE); Fernando José Pereira (OAB/PE); José Paulo Cavalcanti (MPPE); Monsenhor José Albérico Bezerra (Arquidiocese de Olinda e Recife); Carlos André (UPE); e Leonardo Teixeira (Facepe).
Fotos: Américo Nunes




