SDS AVALIA QUE SEGUNDO TURNO EM PAULISTA E OLINDA FOI DE TRANQUILIDADE

Folha PE

Com o fim da votação para o 2º turno em Olinda e Paulista, neste domingo (27), a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) apresentou o balanço de ocorrências durante o segundo turno do pleito no Estado. 

A coletiva foi realizada na sede do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE). De acordo com a secretária-executiva de Defesa Social, Dominique Oliveira, as eleições ocorreram de forma tranquila.  Ela destacou ainda, a atuação coordenada dos órgãos de segurança, garantindo uma votação sem episódios de violência ou intimidação.

Segundo a secretária, foram registradas oito ocorrências uma delas resultando em prisão em flagrante no Município de Paulista, por transporte irregular de eleitores.  As demais situações incluíram propaganda irregular, boca de urna e desobediência à Justiça Eleitoral, mas foram resolvidas sem necessidade de intervenções mais severas. Todas as infrações apuradas foram encaminhadas para análise e, caso necessário, darão origem a inquéritos específicos.

SEGURANÇA

Para garantir a segurança, foram mobilizados 1.252 profissionais, com reforço nas guarnições e uso de tecnologia de monitoramento em tempo real. Em Olinda, além do espelhamento de câmeras, foi utilizado o sistema de Plataforma de Observação Elevada (POE), que permite uma visão ampla e detalhada das áreas de votação. Houve também o emprego de drones para monitoramento aéreo.

“A operação foi bem-sucedida, e o segundo turno transcorreu de forma ainda mais tranquila que o primeiro”, afirmou Dominique Oliveira. Segundo explicou, o efetivo em Olinda e Paulista contou com uma estrutura robusta de segurança, composta por guarnições e uma rede integrada de monitoramento com câmeras das prefeituras, além da cooperação de órgãos federais e municipais.

A Secretária também destacou que o CICCE permanecerá em monitoramento até as 7h da manhã de segunda-feira (30), com representantes de instituições como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e as prefeituras locais. 

O objetivo é garantir que todas as celebrações pós-resultado sejam realizadas dentro dos limites legais, atendendo à determinação do Ministério Público, que estipulou o encerramento de qualquer festa de vitória até as 23h. “Nós monitoramos as câmeras, o acionamento de ocorrências pelo 190 e temos equipes no terreno prontas para responder a qualquer situação que surja”, concluiu.

Foto: Júnior Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *