Prefeitura do Recife, por meio do ProMorar está executando um conjunto de obras de contenção de encostas nos morros da cidade. Neste sábado (22), o prefeito João Campos assinou a ordem de serviço para mais uma intervenção em área de risco, desta vez no Bairro da Cohab. A obra será realizada na Rua Sargento Rubens Leite e beneficiará aproximadamente 30 famílias. O investimento é de cerca de R$ 900 mil.
“Começamos hoje, aqui na COHAB, mais uma obra que vai incluir escadaria, drenagem, proteção de encosta e uma nova área de convivência. Serão investidos R$ 900 mil para garantirmos mais infraestrutura. Sabemos que não é possível resolver todos os problemas da cidade de uma vez, por isso precisamos ter critérios de priorização, e as áreas de risco são a nossa prioridade”.
“É justamente por isso que a maior parte dos investimentos que fazemos está na periferia, levando uma infraestrutura mais robusta para quem mais precisa”, afirmou o prefeito João Campos. Além da contenção, o projeto inclui serviços de drenagem e urbanização.

As obras representam um avanço importante na proteção das famílias e na recuperação da área, que vinha sofrendo com erosões e riscos de deslizamento. A encosta beneficiada possui 5 metros de altura e 42 metros de extensão.
A execução está sob responsabilidade da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). A contenção será feita com muro de arrimo em pedra argamassada, totalizando 143 metros cúbicos, e contará com revestimento em tela argamassada em uma área de 210 metros quadrados.
O sistema de drenagem receberá novas canaletas, drenos para escoamento da água do solo e escadas hidráulicas para reduzir a força da queda d’água. O projeto também inclui a implantação de um espaço de lazer, composto por mesas de jogos, bancos para contemplação e equipamentos para atividades físicas, como barras de exercícios e pranchas em concreto, além de uma escadaria e guarda-corpos.
Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife




