A junção entre a chuva forte e a maré alta deste sábado (11) provocaram alagamentos em diversos pontos do Grande Recife e inúmeros transtornos para moradores da região. De acordo com o monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima, até o meio-dia choveu mais de 90 milímetros.
O local onde mais choveu foi no Bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, ao Sul do Recife, com 92 milímetros. Mais ao Norte, Paulista e Olinda, bem como a Zona Norte da capital, também tiveram altos volumes de chuva: 79, 67 e 76 milímetros, respectivamente.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac renovou e elevou o nível de alerta de chuvas para quatro regiões do Estado: Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul e Agreste.
O novo aviso meteorológico, de categoria laranja e estado de atenção, indica a redução das chuvas no período da tarde no Litoral pernambucano. Para o Agreste, a previsão permanece com chuvas ao longo do dia.
O monitoramento em tempo real da agência indica que o local onde mais choveu nas últimas 24 horas no Estado foi Piedade, em Jaboatão dos Guararapes – no bairro, a precipitação acumulada até 13h30 deste sábado foi de 98,25 mm.
Segundo a Apac, os volumes acumulados de chuvas aumentaram as condições de risco e saturação do solo. Moradores de áreas de risco devem acionar a Defesa Civil em caso de emergências.
Foto – Divulgação