CHUVAS NA REGIÃO METROPOLITANA: MORADORES FICAM ILHADOS E RUAS ALAGADAS

Pessoas ficam ilhadas em casa, ruas estão tomadas pela água e carros presos em alagamentos nesta quarta-feira (25), no Grande Recife, devido às fortes chuvas que caem desde a terça-feira (24). Terminais de ônibus ficaram sem funcionar, houve registro de deslizamento de barreira e outros transtornos.

A Prefeitura do Recife e o Governo do Estado suspenderam as aulas presenciais. O Município de Pauista seguiu a mesma estaratégia. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu o expediente na manha desta quarta-feira(25).

Os Terminais Integrados: Igarassu, Pelópidas Silveira e Abreu e Lima estão sem operar nesta manhã porque os ônibus não conseguem circular pela BR-101 e pela PE-15, segundo informou o Grande Recife  Consórcio de Transportes. A expectativa é que voltem a funcionar quando a água baixar.

Nas últimas 48 horas, o volume de chuvas acumulado na capital pernambucana foi de 258 milímetros, segundo a PCR. Isso representa 78,4% dos 328,9 milímetros da média histórica de maio.

Em Olinda, os dois sentidos da rodovia PE-15, na altura do Bairro de Ouro Preto, ficaram alagados e diversos veículos ficaram dentro do alagamento. A cidade foi a que mais choveu nas últimas 24 horas. Imagens feitas pela TV Globo mostraram pessoas com água na cintura. Um canal que corta o local transbordou e invadiu casas próximas.

No bairro de Jardim Fragoso, moradores contaram que a água invadiu o térreo dos edifícios, deixando diversas pessoas sem ter como sair.

Na Rua Pintor Manoel Bandeira, algumas pessoas tiraram o carro da garagem e deslocaram para outras ruas. No Conjunto Residencial Jardim Olinda, as pessoas estavam sem conseguir deixar os prédios pela manhã e, por volta das 7h, estavam também sem energia nos apartamentos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é IMAGEM-1-ALAGAMENTO-25-05-22-1.webp
Foto: Reprodução TV Globo

A situação também era complicada para moradores de diversas áreas do Recife. No Bairro do Ipsep, na Zona Sul, diversas ruas ficaram tomadas pela água e moradores ilhados.

“Estamos com chuvas intensas nessas últimas 48 horas. Então, é importante que a população que esteja em área vulnerável fique atento ou procure um local seguro. Já enviamos SMS para mais de 132 mil pessoas para terem uma atenção especial”, afirmou o secretário de Defesa Civil do Recife, Cassio Sinomar.

BALANÇO

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou ppor duas vezes, nesta terça-feira(24), o aviso para a possibilidades de chuvas fortes. Até as 6h, as cidades em que mais choveu foram:

  • Olinda – 192,09 milímetros, sendo a média histórica para maio de 325,8 milímetros
  • Recife  – 186,6 milímetros, sendo a média histórica para maio de 328,9 milímetros
  • IIrapissuma – 169,99 milímetros, sendo a média histórica para maio de 276,9 milímetros
  • Camaragibe – 151,66 milímetros, sendo a média histórica para maio de 294,60 milímetro
  • São Lourenço da Mata – 149,4 milímetros, sendo a média histórica para maio de 243,80 milímetros
  • Paulista – 147,68 milímetros, sendo a média histórica para maio de 310,1 milímetros

DEFESA CIVIL

A orientação da Defesa Civil do Recife é de que moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o plantão é permanente.

A Central de Operações da Secretaria de Defesa Civil do estado (Codecipe) mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e (81) 3181.2490. Confira, abaixo, como contatar as defesas civis municipais:

Foto:Bruno Campos/JC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *