Compesa realiza esta semana mais uma etapa das obras de ampliação do saneamento nos bairros de Boa Viagem e Imbiribeira. Os dois bairros concentram um grande contingente populacional. As intervenções estão sendo executadas nas ruas: Jorge Couceiro da Costa Eiras e Tenente Domingos de Brito, em Boa Viagem, e devem durar 60 dias. Durante este período, haverá a interdição parcial desse trecho, que deverá está devidamente sinalizado.
Iniciativa, segundo o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo é para implantação de 312 metros de rede coletora de esgoto, que serão somados aos mais de 100 quilômetros de tubulações já assentadas. Para causar menor impacto aos moradores, a Compesa está realizando trabalho social para informar sobre a importância da obra e prazo para conclusão.
A obra orçada em R$ 70,5 milhões está sendo executada com recursos do Orçamento Geral da União – OGU por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR e Governo do Estado. A expectativa é de que o serviço total de ampliação da rede, seja finalizado no final do próximo ano, quando serão beneficiados mais de 150 mil moradores, observou o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo.
Segundo o Diretor da Companhia, ainda serão assentados aproximadamente 20 quilômetros de tubulações para ramais de calçada e mais 11 quilômetros de rede coletora. .Para complementar o novo sistema, serão construídas oito estações elevatórias de esgoto (unidades de bombeamento).
Após a finalização das obras, a Compesa afirma que terá capacidade de tratar uma vazão de aproximadamente 500 litros de esgoto por segundo, a ser direcionada para a Estação de Tratamento de Esgoto Cabanga, que por sua vez também está sendo modernizada para ampliar a sua capacidade de atendimento.