Europa continua em sua cautelosa suspensão do confinamento, que inclui a reabertura de cafés, restaurantes e museus na França e a volta do futebol em alguns países. No total, a pandemia matou mais de 359.231 pessoas no mundo, três quartos delas, na Europa e nos Estados Unidos.
No entanto, a Covid-19 tem matado diariamente mais pessoas na América Latina e no Caribe – regiões que registram mais de 882.840 casos, com 46.767 falecimentos registrados sobretudo no Brasil (26.754), México (8.597) e Peru (4.099).
A França anunciou que os restaurantes, cafés e bares vão reabrir em 2 de junho, quando os franceses também poderão voltar a circular livremente com o uso obrigatório da máscara. “A liberdade será a regra e a restrição, a exceção”, disse o primeiro-ministro Edouard Philippe, que também anunciou a reabertura no mesmo dia de museus e monumentos.
Na Inglaterra e na Itália foi anunciado o retorno dos campeonatos nacionais em 17 e 20 de junho, respectivamente. O Brasil, com mais de 210 milhões de habitantes, totaliza 438.238 casos, embora especialistas estimem que os contágios possam ser até 15 vezes superiores, devido à falta de exames de diagnóstico. Mas, não só os casos da doença, aumentam – o desemprego também cresce.