Defensoria Pública de Pernambuco – DPPE formulou documento orientando sobre procedimentos a serem adotados no transporte público na Região Metropolitana do Recife – RMR pelo Consórcio Grande Recife , no período de pandemia. Além de outras questões levantadas, a DPPE solicitou no documento que o Consórcio elabore um planejamento que retrate o quantitativo adequado da frota e dos usuários, tanto nos veículos quanto nos terminais.
Também foram sugeridas medidas que assegurem o funcionamento do serviço de acordo com orientações sanitárias para o transporte coletivo municipal e intermunicipal como: oferta de álcool em gel a todos e de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs aos funcionários, além da fiscalização da norma de transporte exclusivamente de passageiros sentados e de filas com, no máximo, 30 pessoas.
A Defensoria recomendou ainda o acréscimo da frota em circulação, para evitar o excesso de pessoas em cada veículo e o aumento no tempo de espera pelos coletivos. Para efetivar a fiscalização e garantir o funcionamento das medidas recomendadas a DPPE disponibiliza canais de comunicação, através do e-mail defensoriacivel@defensoria.pe.gov.br e pelo whatsapp (81) 99488-2218, (81) 99488-2217 e (81) 98492-9229.
Nestes canais, os usuários poderão encaminhar seus relatos com fotos, indicando, ainda, se foi verificada aglomeração, com os respectivos horários, rotas, linhas e terminais, bem como se há assistência de funcionários auxiliando na organização do serviço.