Duas pessoas moradoras de Jaboatão dos Guararapes, foram flagrados pela Segurança da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, quando retiravam areia de forma clandestina, das margens da ferrovia onde transita o Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, entre as estações Ângelo de Sousa e Cajueiro Seco.
Ação, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU coloca em risco toda a composição e a vida dos passageiros que usam o transporte. A areia lavada existente na margem dos trilhos é responsável pela sustentação do VLT. Segundo a Polícia federal, os suspeitos, dois irmãos, disseram em depoimento que estavam carregando a areia para vender na comunidade por R$ 20 reais. Explicaram ainda que o dinheiro seria usado para comprar comida para a família.
Depois de ouvidos, os irmãos foram liberados. “Um inquérito policial será instaurado para averiguar as irregularidades, inclusive com a participação de casas de material de construção, disse a PF, em nota. A extração ilegal de areia em local pertencente à união constitui crime com penas que variam de 1 a 5 anos de detenção. Já quem compra a areia pode responder pelo crime de receptação qualificada com penas que variam de 03 a 08 anos de reclusão.