Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) está iniciando um novo modelo de atendimento. A instituição está remarcando as consultas dos pacientes de revisão e cirurgias não urgentes, que tinham sido canceladas no início da pandemia. Segundo o superintendente-técnico do HCP, Fábio Malta, desde o início de julho, a instituição passou a entrar em contato com os pacientes, por telefone, para agendar uma nova data para seus procedimentos.
As marcações serão feitas de forma gradativa com recomendações básicas de prevenção à Covid-19, como: uso de máscara e apenas um acompanhante por paciente. “Importante ressaltar que, para evitar aglomerações, os ambulatórios trabalharão com uma quantidade limitada de paciente por horário e por médico”, conta Fábio. Em caso de dúvidas, o interessado deve ligar para o (81) 3217-8000, ou no site: hcp.org,br.
Os exames de rastreio, como mamografias e preventivos, também serão agendados, mas neste caso, o paciente deve ligar para o HCP no número de telefone (81) 3217-8188, de segunda a sexta-feira (das 14h às 16h). O novo formato de atendimento também segue as determinações dos governos estaduais, municipais e de vários órgãos de saúde, incluindo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
O HCP não parou durante a pandemia e, desde março, reforçou medidas de higiene e limpeza, como a implantação de dispensers de álcool em gel em mais locais. Os pacientes estão sendo orientados a irem ao hospital utilizando máscaras, respeitar o distanciamento mínimo e com apenas um acompanhante – o mesmo não pode apresentar sintomas gripais.