Quem ainda não fez a declaração do Imposto de Renda – IR deve ficar atento, porque este é o último final de semana, para os que buscam mais tempo na agenda para enviar os dados à Recita Federal, assim evitar o pagamento de multas Prazo para a entrega do IR 2020, termina às 23h59 da próxima terça-feira, dia 30.
Por conta da pandemia, o período final de entrega das declarações foi estendido de abril para este mês de junho. A Receita Federal espera receber 32 milhões de declarações dentro do prazo legal. A multa para o contribuinte que não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo será correspondente a 20% do imposto devido.
Além disso, o CPF pode ficar irregular, o que pode impedir a liberação de empréstimos, tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.
O envio da declaração é feito pela internet.
Vale estacar que, quanto mais próximo do encerramento do prazo, maior é a demanda dos sistemas da Receita Federal. Assim, na reta final, o contribuinte pode ser surpreendido pela sobrecarga e não conseguir concluir a entrega da declaração. Há também outros imprevistos tecnológicos aos quais todos estão sujeitos: falha na conexão à internet, interrupção do fornecimento de energia elétrica ou até mesmo algum tipo de defeito no computador que impeça o seu uso.