Prefeito do Recife João Campos (PSB) anunciou nesta segunda-feira (21) a contratação de até 1,3 mil novos professores e professoras para atuação na rede pública municipal. Para o reforço na rede está prevista a realização de concurso público para a área de Educação Infantil e Ensino Fundamental, nas 320 unidades escolares.
Até a conclusão do certame, será realizada seleção simplificada para preenchimento das vagas. A gente anuncia aqui a contratação de até 1.300 professoras e professores para atuarem nas 320 unidades educacionais da Prefeitura do Recife. Lembrando que, dessas 1.300 vagas, 1.100 vão ser dedicadas para ocupação das creches e do ensino fundamental nos anos iniciais e outras 200 para ensino fundamental anos finais”, explicou o Prefeito.
“A gente vai criar neste momento uma comissão para preparar um concurso público e até que ele seja lançado, a gente vai começar de maneira imediata com a contratação simplificada. Vamos juntos fortalecer a educação na nossa cidade e eu tenho certeza que, com professores e professoras engajados, preparados e preparadas e com nossos alunos prontos para aprender, a gente vai consolidando a cada dia Recife como a cidade que fortalece a educação”, completou.
O edital para a seleção será publicado nos próximos dias. Para garantir as atividades e novos projetos no ano letivo 2021, serão contratados 1.300 professores e professoras, sendo 1100 para professores I – contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais – e 200 para professores II, contemplando o Ensino Fundamental Anos Finais, ambos com carga horária de 270h/a.
Também foi constituída a Comissão Organizadora do Concurso Público, conforme a portaria nº 037 publicada em Diário Oficial no último sábado (19). O certame ofertará 1300 vagas, sendo 1100 para professores I, contemplando a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, com carga horária mensal de 145h/a, e 200 para professores II, contemplando o Ensino Fundamental Anos Finais, com carga horária de 100h/a.
Após a constituição da Comissão Organizadora, que tem como principal função o planejamento, acompanhamento e supervisão da realização do Concurso Público, a gestão municipal está agora trabalhando nas próximas etapas do processo, como a elaboração do edital e a abertura do chamamento público para contratação de empresa responsável pela realização do processo.