Foto: Divulgação/PP
Deputado federal, Arthur Lira (PP-AL), derrotou grupo de Rodrigo Maia (DEM RJ) ao se eleger na noite desta segunda-feira (01), presidente da Câmara dos Deputados, para um mandato de dois anos ( 2021-2022). Ele vai substituir Maia, que estava no cargo desde 2016, porque substituiu Eduardo Cunha (MDB-RJ), que havia sido cassado. Lira de 52 anos, líder do Centrão, obteve 302 votos contra 145 de Baleia Rossi .
O resultado da eleição representa também uma vitória do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o agora ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), que apostou em Baleia Rossi (MDB-SP) para tentar impedir a influência do governo no Congresso.
Lira é o segundo parlamentar do PP a ser eleito para o cargo mais alto da Mesa Diretora e o terceiro a exercer o cargo. A eleição de Lira também marca uma quebra na hegemonia de PT, MDB e DEM, que elegeram todos os presidentes da Câmara desde 2007.
Além da experiência do terceiro mandato e da fama de cumpridor de palavras, o alagoano contou com a decisiva ajuda da máquina pública para derrotar Baleia Rossi. Um dos principais trunfos do governo foi a promessa de emendas a deputados em troca de votos em Arthur Lira. O Executivo abriu o cadastro para inscrição de municípios em programas federais que terão verbas carimbadas por parlamentares.