PAULISTA E IFPE DEBATEM USO DE APLICATIVO PARA PRESERVAÇÃO DE TARTARUGAS MARINHAS

Secretarias executivas de Tecnologia e de Meio Ambiente do Paulista promoveram nesta terça-feira (20) um encontro online com pessoas ligadas ao Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Em pauta, a definição de estratégias a serem aplicadas para o acesso das informações científicas contidas no aplicativo do projeto ‘Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas’. 

A ferramenta foi desenvolvida pelo estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da instituição de ensino, Gabriel Lima, com orientação do professor Rodrigo Lira, de Desenvolvimento de Software, também do IFPE. A proposta é expandir as ações educativas de preservação ambiental nas escolas do município do Paulista. 

“Desenvolvi o projeto como culminância de graduação do curso e o objetivo é o de auxiliar na coleta e armazenamento de dados sobre as tartarugas marinhas no litoral de pernambuco e de Paulista”, explicou o estudante Gabriel Lima.

O professor Rodrigo Lira esclareceu que a utilização da ferramenta facilitará no manuseio e acesso de informações e dados em tempo real, em qualquer lugar. “O aplicativo híbrido (Web/Móvel) vai auxiliar na marcação da localização dos pontos de desova, ninhos e da eclosão de ovos de tartarugas, assim como o cadastro de subsídios relevantes sobre as espécies encontradas ao longo do litoral pernambucano”.

Secretária-executiva de Tecnologia do município destacou o trabalho que está sendo realizado. “É de suma importância o trabalho que estamos fazendo em parceria com o IFPE”.

“Pretendemos usar a rede de tablets do Conecta Legal, que o município possui, para levar aos estudantes, de forma dinâmica e com uso da tecnologia, as informações e dados acerca das tartarugas marinhas e proporcionar aulas sobre a preservação ambiental, ministradas pelos técnicos e analistas ambientais da Secretaria-Executiva de Meio Ambiente (Sema) e do Núcleo de Sustentabilidade Urbana (NSU)”.

Nos 14 km de costa, do Município de Paulista, desde a Praia de Enseadinha, no Bairro do Janga. até o Pontal de Marinha Farinha, as quatro espécies encontradas são: tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente e a tartaruga-oliva.

O acompanhamento dessas espécies e coleta das informações é realizado, atualmente, pelo NSU. O público interessado no Projeto Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas pode obter detalhes acessando https://www.instagram.com/paulista.tartarugasmarinhas

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *