Governador Paulo Câmara (PSB), que anteriormente determinou o fechamento de praias, parques e calçadões no Estado, surpreende com decreto assinado nesta sexta-feira(19), colocando a regulamentação de acesso destes locais a cargo das prefeituras das cidades.
“São as gestões municipais que decidirão, agora, se reabrem os equipamentos públicos fechados em todo o estado desde o dia 04 de abril. A nova medida passa a valer neste sábado (20). A decisão, segundo o texto não se aplica às 85 cidades das regiões da Mata Sul e Norte e do Agreste que ainda não estabilizaram os números de contaminação. A restrição, portanto permanece, por exemplo, nos municípios de: Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana.
Com relação às praias, o decreto é válido apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife – RMR. Faixas litorâneas das cidades da Mata Sul e Norte, permanecem fechadas.
“Essa decisão leva em consideração as peculiaridades apresentadas por esses equipamentos públicos, que são tão importantes para a população, para a cadeia do Turismo e para diversas atividades das economias locais”, destacou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
Recife, por exemplo, libera praias e parques a partir deste sábado (20), para exercícios individuais, como caminhadas, corridas e ciclismo. A ciclofaixa de turismo e lazer será retomada no domingo (21). O processo de flexibilização das atividades econômicas no Estado foi iniciado no começo de junho, após 15 dias de lockdown no Recife e outras quatro cidades da RMR. A partir de segunda-feira (22), reabrem para clientes os shoppings e grandes lojas. Celebrações religiosas em templos e igrejas também estão neste calendário.
RECIFE
A Prefeitura do Recife anunciou, nesta sexta-feira (19), que autoriza a partir de amanhã (20), as atividades físicas em áreas públicas da cidade, que inclui parques, calçadões das orlas e demais áreas livres do município.
O anúncio da liberação por parte da prefeitura ocorre após o governo de Pernambuco entregar a decisão aos municípios sobre a reabertura de parques e praias. No domingo (21), será liberada no Recife a ciclofaixa de turismo e lazer.
O retorno, no entanto, não permite o consumo de alimentos, abertura de barracas e aglomerações. Além disso, também continua proibida a prática de esportes coletivos na praia e uso de guarda-sol e isopor.
“Estamos liberando as caminhadas, as corridas e o ciclismo em áreas públicas da cidade. Aqui no Recife, os indicadores da pandemia da Covid-19 estão em queda há mais de 30 dias, situação diferente da do Brasil como um todo, onde os indicadores ainda crescem”, Comunicou o prefeito Geraldo Julio durante a coletiva realizada hoje.
O prefeito ressaltou que a atividade física é importante para o corpo, mas também para a saúde mental. Ele também frisou que mesmo com a retomada dessas atividades em locais públicos, é necessário o uso constante da máscara e medidas de higiene para a prevenção da Covid-19.