Foi por pouco! Um asteroide passou extremamente perto de nosso planeta, sem aviso prévio. Medindo entre 2,3 e 5,2 metros de diâmetro, o objeto é considerado pequeno nos padrões cósmicos, sendo que ele foi descoberto apenas algumas horas antes de “passar raspando” na Terra no último domingo.
“Bem raspando porque chegou realmente perto de nós”. O objeto que foi chamado de 2020 OY4 passou cerca de 42 mil quilômetros do nosso planeta — algo equivalente a 11% da distância média entre a Terra e a Lua. O objeto foi detectado pela equipe que opera o Mt. Lemmon Survey (MLS), observatório que especificamente busca por objetos próximos a Terra (os chamados NEOs — sigla para Near Earth Objects) e que faz parte do projeto Catalina Sky Survey – CSS.
O observatório fica no estado norte-americano do Arizona e conta com financiamentos da NASA. Equipe usa um telescópio de 60 polegadas para fazer varreduras periódicas no céu durante a noite. Mas, calma! A passagem do 2020 OY4, não representou risco algum ao nosso planeta, mesmo que ele tenha ficado tão próximo de nós por ser muito pequeno, impossível de ser visto a olho nu.
Ainda assim, a sua descoberta “aos 45m do segundo tempo” reforça os perigos iminentes que objetos próximos à Terra podem representar – em especial os desconhecidos, que acabam nos surpreendendo quando são detectados tão em cima da hora.