Prefeitura do Carpina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes anunciou nesta sexta-feira (19), o funcionamento de uma unidade temporária de acolhimento à população em situação de rua do município. A casa de apoio social vai funcionar 24h, para atender adultos e/ou famílias, que necessitem de abrigo.
Iniciativa visa acolher moradores de rua da cidade, promovendo o isolamento e distanciamento social, assim como a proteção do grupo, considerado de alta vulnerabilidade, enquanto perdurar o período de pandemia. No momento, 15 pessoas utilizarão o local. “Realizamos mapeamentos nos bairros da cidade para quantificar a população de rua, em Carpina, com isso pudemos elaborar estratégias para esse público, e dar a eles um pouco de proteção nesses dias difíceis”, disse a Secretária de Desenvolvimento Social, Marta Guerra.
Com estrutura para acolher 30 pessoas, o local disponibiliza, camas, área de lazer, espaço para alimentação, cozinha e banheiros. Equipes da Sedes darão assistência aos residentes, que também receberão acompanhamento psicológico e de saúde.
“O atendimento, em parceria com outras secretarias municipais será feito pensando na proteção social, física, alimentar e de moradia e dessas pessoas, com o apoio das Unidades Básicas de Saúde, próximas e do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS”, destacou a coordenadora do local e assistente Social, Bruna Carvalho.