Próximo de atingir a marca de 2 mil casos confirmados de coronavírus, a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, realizou nesta segunda-feira (29) um balanço dos 100 dias de pandemia no município. Na coletiva estiveram presentes a prefeita, Raquel Lyra (PSDB), o secretário de Saúde, Francisco Santos, e o secretário da Fazenda, Diogo Bezerra.
De acordo com o Secretário de Saúde, nas duas últimas semanas foi registrada uma estabilização no número de casos e de mortes por coronavírus. As solicitações de atendimento pelo Samu também atingiram uma estabilidade. Os casos se concentram, principalmente, na população idosa.
A taxa de ocupação dos leitos no Hospital Manoel Afonso está em 55%, com 78 leitos de UTIs disponíveis e 51 respiradores na rede municipal. O hospital e as UPAs registram um aumento nos atendimentos durante o fim de semana. Nesta segunda, o hospital municipal teve 100% de alta de paciente com coronavírus.
O isolamento na última semana ficou em torno de 41,1%. Com o isolamento social mais rígido, já é possível observar um aumento nesse índice, chegando próximo de 50% no domingo (28). O município também reduziu as áreas de risco, de 16 para cinco, segundo o mapeamento realizado pela plataforma Brasil Sem Corona.