Edifício Verbena, localizado no Bairro de Casa Caiada, teve sua demolição iniciada na manhã desta sexta-feira (19). Iniciativa veio no sentido de resguardar a segurança e a vida da população, pois os dois blocos do prédio estavam na iminência e risco de desabamento, impossibilitando a moradia e podendo gerar acidentes.
O Verbena passou a ser ocupado por famílias sem teto em 2018. “É uma questão de segurança dos ocupantes. O município criou um grupo de estudo para conseguir resolver o problema desses prédios condenados. E foi identificado que as seguradoras desses edifícios devem ser responsabilizadas, para que façam a demolição. Foi o que a gente fez nesse caso”, conta o procurador de Olinda, Paulo Maciel.
A medida foi criticada pelo Movimento Nacional de Luta Pela Moradia. Edificação está interditadadesde 2001, por determinação do Ministério Público de Pernambuco – MPPE e Defesa Civil. “A ação é resultado de um pioneirismo da Prefeitura de Olinda, pois todo custo é da seguradora do imóvel, sem impactar nos cofres do município” diz o Procurador. “Atualmente são cinco ações deste tipo e várias vitórias conseguidas, como no caso dos blocos do Conjunto Habitacional Juscelino Kubitscheck, em Rio Doce, além do próprio Verbena”, lembra Paulo Maciel .