Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Saúde criou aplicativo que mapeia pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19. Iniciativa elaborada por equipes da Unidade de Saúde da Família – USF Santa Felicidade foi classificada na primeira etapa do prêmio “APS Forte para o SUS no Combate à Pandemia” foi apresentada em live, na quinta-feira (25), a Organização Pan-Americana da Saúde – Opas e Ministério da Saúde .
Premiação da Opas, tem como objetivo valorizar e divulgar experiências que tragam soluções para atender a população durante a emergência sanitária. Jaboatão foi a única cidade do Nordeste, escolhida para concorrer. O trabalho elaborado no município do Jaboatão aplica a ferramenta tecnológica de geolocalização do Google Earth para acompanhar pacientes suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus, permitindo visualizar de forma rápida no gráfico territorial a distribuição dos casos, diferenciados por sua classificação clínica.
O mapeamento é baseado no monitoramento dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, permitindo alertar à equipe e à gestão municipal quanto à distribuição territorial da doença, além de viabilizar o planejamento de ações específicas e o monitoramento ágil dos pacientes em microáreas da cidade. Outro ganho da ferramenta é a utilização de uma tecnologia pré-existente e gratuita, que, somada aos esforços da rede de saúde municipal, contribuiu para o ágil monitoramento e acompanhamento territorial de casos da Covid-19.