ROMERINHO JATOBÁ PROPÕE STATUS DE PATRIMÔNIO IMATERIAL AO GALO DA MADRUGADA

Presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), propõe incluir o Galo da Madrugada na lista de Patrimônios Culturais Imateriais da capital poernambucana. Projeto de Lei – PL Nº 187/2022, neste sentido tramita no Poder Legislativo desde maio deste ano

A matéria se encontra sob a análise das comissões temáticas da Casa. No texto de justificativa que acompanha a proposta, Romerinho Jatobá lembra a trajetória da agremiação.

Criado em 1977 como um pequeno clube de máscaras, o Galo da Madrugada juntou o seu primeiro milhão de foliões já no começo dos anos 1990. “Desde o seu desfile inaugural, ‘o Galo’, como também é conhecido, ganhou enorme adesão de foliões, desfile após desfile, e, desde 1994, passou a ser considerado ‘o maior bloco de carnaval do mundo’, segundo o Guinness Book”.

O sucesso do Galo inspirou a criação de blocos que trazem a marca do Carnaval do Recife em outros estados e até outros países, acrescenta o vereador na justificativa. Festividades do Galo em outras épocas do ano, como o Natal e o São João, também são iniciativas citadas por Romerinho Jatobá como provas do impacto cultural do clube.

Outro ponto destacado pelo Presidente da Câmara é a relevância econômica do Galo para a cidade. “O evento ‘Galo da Madrugada’ gera mais de 4,5 mil oportunidades diretas de geração de renda e cerca de 30 mil indiretas”, contabiliza.

“Todos os anos, costureiras, confecções, comércio de fantasias, ambulantes, montadores, taxistas, motoristas, restaurantes, lanchonetes, hotéis, guias turísticos, seguranças, todas as categorias de eventos, entre outros, são beneficiados com o majestoso desfile promovido pelo ‘Galo da Madrugada”.

’O desfilie da agremiaçãoque reune cerca de 2 milhões de foliões, que brincam democraticamente sem nenhuma distinção de cor, credo, classe social ou orientação sexual, realizando, de fato, um evento digno de recordes”, destacou o Parlamentar”.

Foto – Dvulgação/CMR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *