MANO MEDEIROS PARTICIPA EM BRASÍLIA DA ASSINATURA DO ACORDO PARA SOLUCIONAR SITUAÇÃO DOS PRÉDIOS-CAIXÃO DA RMR

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira(11), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), participou do ato de assinatura do Acordo Base para solução definitiva da situação dos prédios-caixão na Região Metropolitana.

Com a decisão, o Governo Federal irá desembolsar cerca de R$ 1,7 bilhão, através da Caixa Econômica Federal. Cerca de 14 mil famílias residentes em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Paulista e Camaragibe serão beneficiadas pelo acordo. A ação prevê a demolição de 431 prédios que apresentam alto risco de desabamento nesses municípios.

“Estamos aqui para discutir e defender uma política que tanto o senhor, presidente Lula, quanto a Governadora Raquel Lyra apoiam: a união entre os diferentes entes federativos. Essa união nos permite construir soluções efetivas para os problemas dos municípios, do Estado e do Brasil”.

“Os prefeitos que estão aqui presentes reconhecem a importância dessa junção entre o Governo Estadual e o Governo Federal, apresentando propostas que têm como objetivo resolver problemas que perduram há décadas. Este é um momento de agradecimento, e quem realmente ganha com isso é a população” disse o Prefeito.

O acordo pagará indenizações de até R$ 120 mil para cada família dos chamados “prédios-caixão” no Grande Recife (PE).  As demolições serão executadas em duas fases. Na primeira, serão demolidas 133 edificações com risco iminente de desabamento. Nessa etapa, a previsão é de que sejam investidos R$ 500 mil.

Na segunda fase, o Governo Federal pretende demolir 298 imóveis. Os custos da operação devem chegar a R$ 1,2 bilhão. As famílias afetadas também receberão o auxílio-moradia, além de serem inseridas nos programas habitacionais da União. Os terrenos dos imóveis demolidos serão destinados às políticas públicas e sociais.

A solenidade contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros entre outros gestores do Recife, Olinda, Camaragibe e Paulista.

Pelo Governo Federal estiveram presentes os ministros Fernando Haddad (Fazenda); Alexandre Padilha (Relações Institucionais); Jader Filho (Cidades); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);  Carlos Vieira, presidente da Caixa Econômica Federal e Mozart Sales, assessor Especial de Relações Institucionais.

Foto – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *