Muitos não sabem – e a editora deste blog se junta a essa maioria – mas hoje, 26 de setembro, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra o Dia dos Santos Cosme e Damião. Irmãos gêmeos e médicos, os dois há anos canonizados, são patronos dos médicos, dos farmacêuticos e dos cursos de Medicina. Todavia também são celebrados neste sábado (27), em todo o Brasil, pelas religiões de matrizes africanas que no sincretismo religiosos são os Ibejis.
É o dia mais aguardado pelas crianças, pois na tradição popular brasileira, nesta data se convecionou distribuir doces, picolé, refrigerantes, pipocas e outras guloseimas, bem agradáveis ao paladar das crianças. Diz a história – aqui reproduzida pelo jornalista Mucíolo Ferreira – os santos Cosme e Damião viveram em várias cidades do Oriente Médio, por volta do ano 260. Por serem seguidores da Religião Católica foram perseguidos e matirizados,
Então, Salvemos eles! Seja seguindo os preceitos cristãos ou as tradições africanas, hoje e amanhã cantando a uma só voz, os versos populares dessa cantiga: ” Cosme e Damião sua casa cheira. Cheira a cravo e cheira a rosa, cheira a flor da laranjeira…vou fazer uma oração a Santo Cosme e Damião… “.
Em tempo: anteriormente o Dia de Cosme e Damião era 27 de setembro. Mas a igreja antecipou para o dia 26, devido a data não coincidir com a celebração de um outro santo católico – São Vicente de Paulo.
Por: Mucíolo Ferreira – Jornalista.
Foto – Reprodução



