EXPOSIÇÃO DA ARTISTA VISUAL, JANE BATISTA CHEGA AO SHOPPING RECIFE COM AUTORRETRATOS PERFOMÁTICOS

Artista negra da periferia de Fortaleza, Jane Batista, aporta com exposição no Terraço de Eventos do Shopping Recife, em Boa Viagem, no estande da Cave na Solos Foto ART.PE. Com a curadoria de Lucas Dilacerda, a mostra “Incorporações” apresenta autorretratos performáticos que constróem outros imaginários para as mulheres negras no Brasil.

A partir do uso de materiais recicláveis, colhidos na sua própria comunidade periférica, Jane cria máscaras e vestimentas como formas de se conectar com a sua ancestralidade afro-indígena. A exposição marca um novo momento em sua trajetória, ampliando sua presença no circuito artístico nacional. O recorte curatorial reúne trabalhos que atravessam temas centrais na produção da artista, como identidade, maternidade, negritude e território.

De origem afro-indígena e formação autodidata, Jane tem uma pesquisa visual centrada no corpo como linguagem e arquivo, articulando experiências íntimas a dimensões coletivas. Seu processo criativo se destaca pelo uso exclusivo do telefone celular como ferramenta artística, por meio do qual desenvolve imagens de forte carga poética e política.

Em “Incorporações”, as obras operam como espaços de fabulação e enfrentamento, evocando ancestralidade, memória e resistência em composições que transitam entre o simbólico e o onírico. Indicada ao Prêmio Pipa em 2025 e 2026, Jane Batista ] vem consolidando seu nome no cenário da arte contemporânea brasileira.

Representada desde 2024 pela Cave, dirigida por Pedro Diógenes, a artista realizou em 2025 sua primeira individual institucional na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em 2026 apresentou sua primeira exposição internacional “Quién te devora?” na Argentina, no Espacio Cultural de la Embajada.

A participação na ART.PE reforça esse percurso em ascensão e insere “Incorporações” em um contexto de circulação ampliada, conectando sua produção a novos públicos e territórios.

SERVIÇO

Exposição: Incorporações – Jane Batista
Curadoria: Lucas Dilacerda
Local: Terraço de Eventos do Shopping Recife
Cidade: Recife
Período: 22 a 26 de abril
Horário: 14h às 21h
Entrada: gratuita

Fotos – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *