SECRETARIA ESTADUAL DA MULHER REALIZA FORMAÇÃO PARA PADRONIZAR ATENDIMENTO E FORTALECER AÇÃO INTEGRADA

Secretaria da Mulher de Pernambuco inicia, entre os dias 20 de maio e 16 de junho, uma série de formações voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento às mulheres em situação de violência. A iniciativa será realizada nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, reunindo profissionais dos Centros de Referência da Mulher e dos Organismos de Políticas para as Mulheres para discutir fluxos, procedimentos e estratégias de atuação integrada.

A primeira formação acontece nesta quarta-feira, 20 de maio, no auditório da Secretaria da Mulher de Pernambuco, na Rua do Bom Jesus, 09, Recife Antigo. O encontro será para os profissionais que atuam na Região Metropolitana do Recife. Com carga horária integral, das 9h às 17h, os encontros presenciais têm como objetivo uniformizar os atendimentos realizados em todo o território estadual.

Com foco também, no fortalecimento da articulação entre os serviços e qualificando tecnicamente as equipes que atuam diretamente na proteção das mulheres. A proposta parte do entendimento de que a qualificação permanente da Rede é fundamental para garantir um atendimento humanizado, acolhedor e eficiente.

Além do aprofundamento sobre a Lei Maria da Penha e demais legislações de proteção às mulheres, as formações também irão abordar o funcionamento da Rede de Atendimento, as atribuições de cada serviço e a importância da atuação integrada para evitar a revitimização e assegurar a continuidade do acompanhamento das ofendidas.

As atividades serão conduzidas pela Secretaria da Mulher com participação das Coordenadoras Regionais e de atores locais da Rede de Atendimento, respeitando as especificidades de cada território. Para a secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Walkiria Alves, a formação representa um passo importante para fortalecer a atuação da Rede em Pernambuco.

“Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres sejam acolhidas com qualidade, escuta qualificada e respostas efetivas, independentemente do município onde procurem atendimento. Quando a rede atua de forma integrada, com fluxos definidos e profissionais preparados, conseguimos ampliar a proteção e fortalecer a autonomia das mulheres”, destacou.

SERVIÇO

  • Formação Regional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e ao Feminicídio.
  • Local: Sede da Secretaria da Mulher – Rua do Bom Jesus, nº 09 – Bairro do Recife
  • Data: 20 de Maio de 2026 – (quarta-feira)
  • Horário: 9h às 17h.

Foto: Ari Maciel/SecMulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *