Equipamento recebeu investimento de R$ 5,4 milhões e atenderá até 324 crianças; na ocasião, a chefe do Executivo estadual também entregou obras de pavimentação em 15 ruas do município.
Dando continuidade à ampliação da rede de educação infantil em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) entregou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Educação Infantil (CEI) José Maria Cabral Corrêa, em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. A inauguração é fruto da parceria entre o Governo do Estado e o município.
A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 5,4 milhões, entre obra e equipagem, e possui capacidade para atender até 324 crianças da Educação Infantil. Na ocasião, foram entregues, ainda, 15 ruas pavimentadas com piso intertravado no município. A intervenção teve aporte de R$ 10 milhões, em um total de 17,5 mil m² de área.
A vice-governadora Priscila Krause (PSD) acompanhou as entregas. “É uma alegria voltar a Camaragibe e entregar mais uma creche para a nossa população. Cada unidade representa mais oportunidades para as crianças, tranquilidade para as mães e geração de empregos para a comunidade”.
Ao lado do prefeito Diego Cabral, seguimos realizando sonhos antigos da cidade, com investimentos em educação, infraestrutura, pavimentação, recuperação de estradas e tantas outras obras que melhoram a vida das pessoas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
ESTRUTURA
A unidade conta com dez salas de aula, sala multiuso, fraldário, sala de amamentação, cozinha, solário, ambientes administrativos e estrutura totalmente acessível. “Estamos entregando mais uma creche totalmente equipada, com capacidade para atender mais de 320 crianças”.
.

“Esta é a sétima unidade entregue pela gestão e reforça o compromisso da governadora com a ampliação da educação infantil, oferecendo mais segurança às famílias e uma estrutura de excelência para o desenvolvimento das crianças. É assim que transformamos vidas por meio da educação”, destacou o secretário de Educação, Gilson Monteiro
O equipamento integra o Programa Juntos pela Educação e reforça o compromisso do governo do Estado com a ampliação do acesso à educação infantil, por meio do fortalecimento do regime de colaboração com os municípios. Nesse modelo, o Estado é responsável pela construção, equipagem e financiamento do primeiro ano de funcionamento das unidades, enquanto os municípios assumem a gestão das creches.
A dona de casa Maria Silva, mãe de Nicolas e Miquéias, comemorou a chegada da creche e contou como o equipamento vai ajudar as famílias da comunidade. “Essa creche representa uma grande conquista para nós. Agora vamos poder trabalhar sabendo que nossos filhos estão em um lugar seguro, com profissionais preparados para cuidar deles. disse.
O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, agradeceu ao governo de Pernambuco pelos investimentos e pelas ações. “Camaragibe nunca recebeu tantos investimentos em tão pouco tempo. A entrega desta creche representa um compromisso com as famílias da nossa cidade e com o futuro das nossas crianças. Seguiremos trabalhando com a gestão estadual para transformar Camaragibe e garantir mais qualidade de vida para a nossa população”, pontuou o gestor.
A política estadual voltada à educação infantil tem como foco a redução do déficit de vagas em creches e pré-escolas, apoiando os municípios na ampliação da oferta e fortalecendo a capacidade de atendimento à população pernambucana. A iniciativa prevê a criação de 60 mil novas vagas, além da promoção de ambientes seguros, acessíveis e acolhedores, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças.

O senador Fernando Dueire garantiu que seu mandato está à disposição para os investimentos no município. “Temos trabalhado, em parceria com o Governo do Estado, para garantir recursos que sigam transformando a vida da população”, ressaltou. Já o deputado estadual João de Nadegi destacou a importância da parceria para ampliar os investimentos no município.
“Esta creche vai oferecer um espaço seguro para o desenvolvimento das crianças e mais tranquilidade para as famílias. Essa união entre Estado, município e Assembleia tem gerado resultados concretos e levado obras importantes para a população de Camaragibe”, finalizou.
PAVIMENTAÇÃO
Ainda na ocasião, a governadora Raquel Lyra entregou a pavimentação em piso intertravado de 15 ruas em Camaragibe. A ação foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura do município, com investimento de R$ 10 milhões, em uma área de 17,5 mil m².
“Iniciativas como essa visam melhorar a mobilidade do município, garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de aprimorar a trafegabilidade e a qualidade de vida dos moradores locais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.
As vias concluídas ficam nos seguintes bairros: Timbi (ruas dos Médicos, dos Sociólogos e Nova Olímpia), Céu Azul (ruas dos Vigilantes,; Luís Carlos da Fonseca e Castro Alves); Jardim Primavera (ruas Londrina e Campos Sales); São João e São Paulo (ruas do Livramento e São José da Laje); Tabatinga (Rua Elias Pereira); Bondade de Deus (Rua Redentor).
Bairro Santana (Rua São Braz); Bairro Novo do Carmelo (Rua Santa Luísa) e Bairro dos Estados (Rua Nova Londrina). Estiveram presentes no evento: o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) Paulo Lira; além de vereadores e lideranças local.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom GovPE




