PL DE ÁLVARO PORTO QUE BENEFICIA PESSOAS COM VISÃO MONOCULAR AVANÇA NA ALEPE

Pessoas com visão monocular podem ter garantida a gratuidade no Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife e, em viagens intermunicipais. Esta semana, a Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Pernambuco – deu aval favorável ao Projeto de Lei nº 1926/2021, que trata da questão. De autoria do deputado Álvaro Porto (PTB), o texto já recebeu “o sim”, das Comissões de Constituição e Justiça e de Saúde.

Porto é autor da Lei Nº 16.547 (de 09 de janeiro de 2019) que estabeleceu 05 de maio como o Dia da Pessoa com Visão Monocular, em Pernambuco. Nessa data, em 2009, foi publicada, no Diário Judicial, a Súmula nº 377, do Superior Tribunal de Justiça, que alavancou a causa monocular e a inclusão social em todo território nacional para as pessoas que padecem desta deficiência.

O PL em defesa da gratuidade da passagem encontra respaldo em Lei Federal sancionada em março deste ano, pelo presidente Jair Bolsonaro, que classificou a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual, estendendo aos seus portadores todos os benefícios previstos na legislação da pessoa com deficiência visual. (Agência Brasil).

Visão monocular, de acordo com definição da Organização Mundial da Saúde – OMS, é caracterizada pela acuidade visual inferior a 20%, em um dos olhos. A deficiência limita a noção de profundidade e reduz o campo periférico. Além disso, monoculares com eventual déficit no olho vidente podem apresentar desequilíbrio decorrente da limitação de sua noção de distância, de profundidade e de espaço.

Esta condição compromete a coordenação motora, dificulta a circulação em locais com obstáculos de níveis distintos e em ruas esburacadas e contribui para a ocorrência de situações constrangedoras como por exemplo, esbarrar em outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *