Vereador Felipe Alecrim (PSC) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (09), o requerimento número 9075/2022, de sua autoria , onde solicita a retirada de fios e cabeamentos em excesso, na cidade do Recife.
Em sua fala, o Parlamentar destacou a poluição visual e os riscos à população. “Os fios pesam mais que a capacidade que os postes têm de suportar e ainda ficam pendurados ao alcance de crianças”.
De acordo com Felipe Alecrim é comum observar emaranhados de fios nas ruas da capital pernambucana. “É preciso que a Prefeitura gerencie, cobre e atue no sentido de exigir dessas concessionárias e empresas [responsáveis pelo cabeamento] que haja um ordenamento para remover, dos postes, os fios de telefone e TV a cabo sem uso”, ressaltou.
O Vereador hamou atenção para o risco de acidentes que os fios podem ocasionar. “É impossível você apreciar uma rua, uma paisagem no Recife que não esteja tomada pelos fios e cabos emaranhados nos postes.
” Infelizmente, a paisagem é afetada e o mais grave é que muitos acidentes ocorreram e vão ocorrer por causa da desorganização desses fios. Venho pedir que a Prefeitura envie notificação para o cumprimento, no prazo de 10 dias úteis, sob pena diária de R$ 500, para que as empresas responsáveis possam tirar a fiação e cabeamento excessivo dos postes”.
Felipe Alecrin lembrou, ainda, que há uma legislação municipal sobre o tema desde 2014. “Ela obriga que as empresas públicas e privadas que operam com cabeamento elétrico de telecomunicações ou assemelhados estejam obrigadas a embutir no subsolo todo cabeamento existente, mas o prefeito anterior vetou o trecho que diz que esses cabos e fios deveriam ser organizados debaixo da terra em até 10 anos”.
Foto – Divulgação/CMR




