A 23ª Edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte, encerrou neste domingo (16). O evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco – Cecon-PE é conhecido internacionalmente como a vitrine da arte de “origem’ do Estado e do País.
Com o tema “Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos”, a feira homenageou a ancestralidade do artesanato em cerâmica.
Segundo o Governo de Pernambuco, com base em dados parciais, a maior feira de artesanato da América Latina, teve recorde de público. Circularam, pelo pavilhão do Centro de Convenções cerca de 315 mil pessoas durante os 12 dias da concorrida feira.
Em 2022, o total foi de 300 mil pessoas. A expectativa inicial era movimentar mais de R$ 40 milhões durante os dias de feira. O que se presupõe que esta estimativa tenha sido em muito ultrapassada.

Nesta edição, a primeira da gestão da govenadora Raquel Lyra (PSDB), o Governo do Estado garantiu um investimento de R$ 8 milhões – superior ao repasse dado à última edição, no valor de R$ 7 milhões. A feira recebeu um total de mais de cinco mil expositores do Brasil e de diversos países.
Ao todo, foram mais de 30 setores. O maior espaço foi dedicado aos artesãos pernambucanos, com 305 estandes. Outros 68 expositores do Estado ocuparam o estande do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco – Sebrae-PE.
A feira contou também com estandes de oito etnias indígenas, 73 municípios pernambucanos, 40 associações, todos os estados brasileiros e 27 países, entre os quais, Grécia, Japão, ìndia, Colômbia, Ucrânia etc..
Fotos: Blog Focope




