Companhia Energética de Pernambuco Celpe desenvolve desde o mês de junho, serviços de substituição de lâmpadas de vapor de sódio ou metálico pelas de LED, nas ruas do Janga – historicamente escuras e de Maranguape II, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Trabalho segue até o mês de outubro.
Iniciativa é do Programa Em Frente Brasil, do Ministério da Justiça, executado no município e outras quatro cidades do País, como estratégia para minimizar os índices de violência. O Programa tem como objetivo proporcionar a melhoria da segurança pública a partir de ações transversais e multidisciplinares.
No Nordeste, a cidade escolhida foi Paulista, que está contando com a melhoria da iluminação de ruas e avenidas como parte importante do projeto que visa proporcionar maior segurança para pedestres e moradores dessas regiões, além da economia de cerca de 40% de energia em relação às luminárias atuais.
O material é custeado pelo Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. Até outubro, serão instaladas mais de cinco mil lâmpadas de LED. Mais modernas e econômicas estas luminárias representam um salto na capacidade de iluminação de logradouros, se comparada com as atuais, feitas de vapor de sódio e metálico. O LED proporciona maior conforto visual e melhor visibilidade.