Comissão de Segurança Cidadã,da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Dilson Batista (Avante), reuniu-se na manhã desta quarta-feira (15), via videoconferência para fazer um balanço das atividades e destacou o potencial da Guarda Municipal do Recife.
Os vereadores Fabiano Ferraz (Avante) e Doduel Varela (PSC) também acompanharam o andamento dos trabalhos do colegiado. Dilson Batista iniciou o encontro ressaltando a importância dos trabalhos executados na Comissão de Segurança Cidadã.
“Temos a nossa última reunião do ano, tendo a certeza de que fizemos o nosso melhor. Apresentamos e discutimos projetos, conseguimos fazer as nossas atividades e nosso papel de fiscalizador. Essa Comissão tem a sensibilidade de também garantir à segurança à mulher. Sabemos que é difícil, mas buscamos vários meios e instrumentos legais nessa Casa para facilitar as denúncias e que elas cheguem mais facilmente”.
“Gostaria de parabenizar o vereador Fabiano Ferraz pela sugestão em implementar a Frente Parlamentar e levar uma proposta ao prefeito João Campos de permitir o armamento da Guarda Municipal, dando mais segurança aos recifenses. Tenho o sentimento de dever cumprido, o nosso compromisso com aqueles que depositaram a confiança em ser fiscal do povo e estamos aqui como empregados do povo. Obrigado a todos e todas”.
Doduel Varela ressaltou o seu primeiro mandato na Casa e citou ações do colegiado. “Conseguimos aprovar uma série de requerimentos nessa Câmara e gostaria de enviar os parabéns ao presidente. A segurança pública é dever do Estado e se vê ameaçada quando o mesmo não cumpre e não oferece condições”.
Dessa forma, de acordo com Regimento Interno, compete à Comissão manifestar-se em relação às proposições em quaisquer matérias que tratam da Defesa Civil, Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal. Dentro dessa premissa, é importante destacar projetos relevantes que foram tramitados, de minha autoria e de vários outros parlamentares. Feliz por fazer parte dessa Comissão”.
Fabiano Ferraz enalteceu o papel da Guarda Municipal e pontuou que o ano de 2022 será mais promissor. “A Guarda tem um potencial gigante, são quase 1900 integrantes, distribuídos entre CTTU, parques, postos de saúde, entre outros. Também temos a brigada Maria da Penha, que muitos recifenses ainda não conhecem, prestando assistência às mulheres vítimas de violência e necessita de um maior efetivo”.
” É uma equipe com garra e disposição para contribuir com a nossa cidade, a violência está em alta e a Guarda ajuda na gestão João Campos. Tenho certeza de que o prefeito e o governador têm um olhar especial. No próximo ano, boas notícias virão. Haverá mais reconhecimento, reestruturação, reforma nos postos e o aumento de gratificação, que a gente vem pleiteando desde o ano passado”.